5 celebridades portadoras de autismo
Muitas pessoas com autismo possuem habilidades e talentos únicos em áreas específicas. Algumas dessas pessoas alcançaram relevância mundial com suas realizações, ajudando a desmistificar o transtorno do espectro autista (TEA), contribuindo para uma sociedade mais inclusiva.
Vamos mostrar aqui abaixo 5 celebridades mundiais, portadoras de TEA que venceram o preconceito e se tornaram referência em suas áreas de atuação.
5 celebridades portadoras de autismo que talvez você desconheça
1- Mary Temple Grandin:
Psicóloga e zootecnista americana, autista, que revolucionou as condições de tratamento de animais em instalações de criação e abate.
Foi pioneira em pesquisa do comportamento animal, onde projetou instalações que controlam o estresse dos animais, garantindo um tratamento mais humano e ao mesmo tempo, melhorando a eficiência da indústria pecuária.
É escritora e palestrante motivacional, onde compartilha suas experiências pessoais sobre o autismo, buscando aumentar a conscientização sobre o tema e promover a inclusão, bem como a valorização das habilidades únicas que cada pessoa tem a oferecer.
Temple Grandin mostra uma perspectiva única sobre o funcionamento do cérebro autista, bem como estratégias para o apoio e desenvolvimento de indivíduos dentro do espectro.
Em 2010, foi lançado seu filme biográfico chamado “Temple Grandin”, que recebeu aclamação da crítica e deu maior visibilidade ao trabalho e à vida de Mary.
2- Daryl Hannah:
Atriz, produtora e ativista americana, de origem sueca, ganhou destaque em Hollywood com sua beleza e talento, encenando em uma variedade de papéis no cinema ao longo de décadas, como nos filmes “Blade Runner (interpretou Pris), “Splash – Uma sereia em Minha Vida” (no papel de Madison), “Kill Bill” (como Elle Driver) e em muitos outros. Também teve papéis na televisão, tendo participado de uma série de sucesso, chamada “Sense8”.
Além dos seus papéis no cinema e televisão, também é conhecida por seu ativismo em causas humanitárias e ambientais.
Em 2013, revelou seu diagnóstico de autismo e se tornou uma voz proeminente na conscientização sobre o tema e compartilhou sua experiência pessoal para promover maior compreensão e acessibilidade de pessoas no espectro.
Seu ativismo tem ajudado a destacar a diversidade e a singularidade da mente de pessoas autistas, mostrando o lado positivo de se pensar de forma diferente.
3- Chris Packham:
Naturalista, escritor e apresentador da televisão britânica, nascido na Inglaterra, tornou-se conhecido pelo seu amor e dedicação à conservação da vida selvagem.
Teve seu diagnóstico de autismo aos 40 anos e revelou essa informação em seu livro de memórias “Fingers in the Sparkle Jar” e em entrevistas, incluindo uma série de documentários que abordam sua vida e suas experiências com o autismo e seu trabalho em prol da proteção do meio ambiente.
Chris é um defensor da conscientização sobre autismo e tem usado sua plataforma para promover a compreensão e acessibilidade das pessoas autistas, sendo sua história um exemplo inspirador de como indivíduos com autismo podem alcançar sucesso e fazer grandes contribuições benéficas em suas áreas de interesse.
4- Susan Boyle:
Cantora escocesa, se tornou uma celebridade internacional ao participar do programa de talentos “Britain’s Got Talent” em 2009. Sua interpretação da música “I Dreamed a Dream” do musical “Les Misérables” surpreendeu o público e os jurados, tornando-se um fenômeno viral. Sua atuação a fez finalista do programa e a lançou para o estrelato.
Revelou publicamente seu diagnóstico de autismo em 2013 e destacou que o autismo não foi impedimento para alcançar o sucesso em sua carreira musical.
Ao falar abertamente da sua jornada com o autismo, conseguiu desmistificar o tema e a tornou uma defensora da conscientização e inclusão de pessoas autistas; e com sua voz poderosa e emotiva conquistou fãs em todo o mundo.
5- Elon Musk:
Empreendedor, empresário e filantropo sul-africano-canadense, naturalizado nos Estados Unidos, mundialmente conhecido por fundar e liderar empresas notáveis como Tesla, SpaceX, Neuralink, SolarCity e Open AI.
Revelou seu diagnóstico de autismo em um programa de televisão “Saturday Night Live” em maio de 2021.
A divulgação de seu diagnóstico de autismo teve um impacto significativo para quebrar barreiras e estigmas associados ao tema e trouxe maior conscientização a respeito da neurodiversidade, mostrando que pensar diferente é extremamente relevante e traz grandes benefícios para sociedade.
Ele é notadamente reconhecido por pensar “fora da caixa” e tem contribuído com grandes descobertas e inovações em áreas relacionadas com energia renovável, internet, exploração espacial, dentre outras.
Existem muitos outros autistas espalhados pelo mundo, pensando de forma diferente e fazendo a diferença. Mas, independentemente disso, todos precisam e merecem uma sociedade mais inclusiva, que se esforce em entendê-los melhor e em acolhê-los em suas necessidades e peculiaridades.
São essas peculiaridades que os fazem tão especiais e únicos e, nós que temos cérebros considerados “normais”, temos o dever de respeitá-los, com humildade para reconhecê-los em sua neurodiversidade e suas particularidades.
Quer saber mais sobre o TEA (Transtorno do espectro autista)? Então acesse este artigo: Autismo e suas peculiaridades
Comente aqui embaixo quais dessas celebridades você já sabia ser portadora do TEA e quais você nem imaginava.
“Sempre é Tempo Agora! Se não agora… Quando?”
Sobre o Autor
0 Comentários