12 invenções de brasileiros que impactaram o mundo

Separamos 12 invenções, criações e descobertas de brasileiros que impactaram o mundo. Criatividade, muita dedicação em estudos, pesquisas e trabalho, somados ao desejo de solucionar problemas para melhorar a vida das pessoas fizeram esses brasileiros se destacarem pelas suas criações. Se você ainda não conhece, você vai se surpreender.

Veja abaixo 12 invenções de brasileiros que talvez você não saiba:

1. Abreugrafia – radiografia  (1936)

Manuel de Abreu, médico e radiologista.

A radiografia é um método de diagnóstico médico que usa radiação ionizante para produzir imagens de partes internas do corpo. Abreu, através da sua invenção, desenvolveu um método de radiografia que era mais preciso e menos prejudicial do que os métodos existentes na época.

2. Urna eletrônica (1996)

Guilherme da Costa e Silva, engenheiro eletrônico.

A urna eletrônica é um sistema de votação eletrônico que foi adotado no Brasil em 1996. Ela se mostrou muito eficiente, segura e confiável e transformou as eleições no Brasil. Desde o processo de preparação, de votação e de apuração dos resultados. A sua criação é uma das invenções mais tecnológica em sistemas de votação e colocou o Brasil entre as democracias mais eficazes do mundo no processo eleitoral. Ela tem sido usada em todas as eleições brasileiras desde então.

3. Fixação de nitrogênio por associação de plantas e bactérias (1974)

Johanna Liesbeth Kubelka Döbereiner, engenheira agrônoma e cientista pioneira em biologia do solo.

Atualmente o Brasil é reconhecido mundialmente pela sua importância na produção de alimentos, ajudando a alimentar o mundo. Isso se tornou possível pelas inúmeras tecnologias desenvolvidas por brasileiros e empregadas no campo até os dias de hoje.

Não só invenções como também descobertas científicas são capazes de incríveis transformações. Através de seus estudos e da tecnologia que desenvolveu, Johanna teve notada contribuição nisso. Eles se basearam na fixação simbiótica de nitrogênio nas plantas (gramíneas, cereais e tuberosas) por bactérias endofíticas.

Isso contribuiu para a redução, ou até mesmo a eliminação da necessidade de adubação nitrogenada nas lavouras, possibilitando a economia de cifras anuais na ordem de bilhões de dólares na produção do campo no mundo todo. As culturas de soja e cana-de-açúcar do Brasil tiveram um avanço significativo com seus trabalhos.

4. Penicilina (1935)

Sérgio Henrique Ferreira, médico, bioquímico e cientista.

A penicilina é o primeiro antibiótico que se tem conhecimento e é usado para tratar infecções bacterianas. Ela foi descoberta pelo médico e microbiologista britânico Alexander Fleming em 1928. Criação de processos inovadores também são consideradas invenções de considerável importância. São esses processos que viabilizam a produção em escala de boas invenções. Ferreira descobriu a forma de produzir penicilina em escala industrial, o que permitiu a distribuição do medicamento em todo o mundo, o que convenhamos, fez toda diferença.

5. Biodiesel (1979)

Expedito Parente, mestre em ciências da engenharia química.

O biodiesel é um combustível renovável produzido a partir de óleos vegetais ou gorduras animais. A invenção do biodiesel é atribuída ao engenheiro mecânico franco-alemão Rudolf Diesel em 1893, mas foi Parente quem descobriu a “transesterificação” (reação química com o etanol que tira a cera do óleo e gera o verdadeiro biodiesel – o óleo cru danifica os motores).

Muitas vezes as invenções que realmente se destacam em sua potência de transformação não começaram do zero, mas de outras que não se tornaram viáveis da maneira que foram criadas. Ele desenvolveu e patenteou (1980) o método de produção industrial do biodiesel a partir de frutos e sementes oleaginosas. O biodiesel é uma alternativa aos combustíveis fósseis, e é uma fonte de energia limpa e sustentável.

6. Escorredor de arroz (1958)

Therezinha Beatriz Zorowich, cirurgiã dentista, autora e inventora.

Como a maioria das invenções, precedem de um problema a ser resolvido. Cansada de utilizar dois utensílios para lavar o arroz e ter parte do produto perdida no ralo da pia decidiu resolver o problema. Surgiu assim o escorredor de arroz que é utilizado até hoje. Em 1958 Therezinha patenteou a sua criação, negociou-a com a empresa Troll e, a partir de 1959 recebeu royalties até 1978. Therezinha inventou outros produtos posteriormente mostrando sua característica vocacional de inovação.

7. Desinfecção de água por ozônio (1934)

Ernesto de Souza Campos, médico e cientista.

O método de desinfecção de água por ozônio é um método seguro e eficiente de purificar a água. Souza Campos desenvolveu o método de desinfecção de água por ozônio no Brasil, e ele foi adotado por diversos países em todo o mundo. Essa é uma daquelas invenções que contribui muito para a promoção da saúde do ser humano tanto pelo seu propósito em si com por dispensar o uso de outras substâncias para o mesmo objeto. Como o cloro, por exemplo.

8. Soro antiofídico (1917)

Vital Brazil, médico e sanitarista.

O soro antiofídico é um medicamento composto por anticorpos para neutralizar o veneno de serpentes peçonhentas. Vital Brazil também assinou outras pesquisas pioneiras na criação de soros específicos para outros animais peçonhentos como escorpiões e aranhas. Em 1917, após receber a patente do soro antiofídico, doou-a imediatamente ao governo brasileiro. Também fundou, em 1901, o Instituto Butantan em São Paulo e, em 1919, o Instituto Vital Brazil em Niterói.

9. Bina – identificador de chamadas (1980)

Nélio José Nicolai, engenheiro eletrotécnico e inventor.

Uma das invenções mais difundidas no mundo. O significado de Bina é: “B identifica o número de A” onde o receptor tem identificado o número de cada chamada recebida. O primeiro sistema de identificador de chamadas desenvolvido no mundo nasceu em 1977 e foi registrado em 1980. A invenção de Nicolai surgiu pela necessidade de diminuir o número de trotes da época com a possibilidade de saber a origem das ligações através da possibilidade da identificação dos seus autores a partir do número do telefone.

Nicolai trabalhava na empresa Telebrasília na época e um dos primeiros beneficiários do sistema foi o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), que conseguiu uma redução importante no número de trotes recebidos. Quem não se beneficia dessa invenção em seus celulares nos dias de hoje?

10. Transmissão radiofônica (1893)

Roberto Landell de Moura, padre e inventor.

Em 1893 foi realizada a proeza da primeira transmissão radiofônica do mundo permitindo que a voz (sons) fossem transmitidas por ondas de rádio. Essa tecnologia foi desenvolvida por Landell de Moura em uma época que no mundo inteiro estava limitado a se comunicar por sinais telegráficos de curtas distâncias. Essa tecnologia possibilitou um enorme avanço na comunicação entre as pessoas em distâncias maiores. Uma das invenções mais importantes e revolucionárias para a evolução da comunicação mundial.

11. Máquina de escrever (1861)

João Francisco de Azevedo, padre e inventor.

Inicialmente e equivocadamente foi chamada de máquina taquigráfica, também é conhecida como máquina datilográfica. Sua invenção foi inspirada no funcionamento dos pianos, segundo o próprio criador. A necessidade pela eficiência em registrar discursos concomitantemente aos seus pronunciamentos, o levou a pensar na criação de uma máquina que permitisse isso. De tão inovadora, essa invenção foi premiada pelo próprio imperador Dom Pedro II, que lhe entregou uma medalha de ouro na época.

A máquina de escrever foi uma das invenções mais importantes para o aumento de produção literária da humanidade. Até hoje, em desktops, laptops e smartphones utilizam o teclado virtual para registro de todo tipo de texto. Um padrão advindo da evolução da máquina de escrever.

12. Transmissão automática (1932)

José Braz Araripe e Fernando Lehly Lemos – engenheiros.

A primeira transmissão automática por funcionamento hidráulico foi uma das invenções mais surpreendentes criadas por brasileiros. Esses dois inovadores engenheiros brasileiros venderam o projeto e o protótipo a General Motors em 1940, que já introduziu a tecnologia no primeiro carro. A GM batizou o mecanismo como Hydra-Matic. Os automóveis com transmissão automáticas dominam mais de 90% do mercado americano, dentre eles, até os dias de hoje, os de funcionamento hidráulico.

Veja também este artigo sobre a mentalidade inovadora: Pense fora da caixa, permita-se. A mentalidade de pensar além dos padrões convencionais, de forma criativa e inovadora tem grande importância no processo resultados dos inovadores e suas invenções.  

Há muitas outras invenções impactantes de brasileiros que melhoraram o mundo. Sugerimos que você pesquise. Você vai se surpreender.

“Sempre é Tempo Agora! Se não agora… Quando?”

Sobre o Autor

Olavo Bertolini
Olavo Bertolini

Nascido no Brasil, nos idos de 1971, mais especificamente na cidade de Bauru no interior do estado de São Paulo, Olavo Emanuel Bertolini, hoje (janeiro/2024) com 52 anos de idade é pai do menino Giovani de 5 anos, casado com sua esposa Juliana há quase 12 anos. Tem formação em gestão empresarial, segurança do trabalho, estratégia em marketing digital e pós graduação em ERGONOMIA pela Universidade Senac de Ribeirão Preto – SP, dando ênfase ao estudo e desenvolvimento das atribuições psicossociais, cognitivas e comportamentais dos indivíduos, principalmente nas suas relações profissionais e de trabalho. Suas viagens pelo Brasil e pelo exterior lhes trouxeram rica experiência cultural e uma incrível expansão de consciência sobre as diferentes dimensões humanas e suas relações. Suas viagens a outros continentes como Ásia, África e Oriente Médio, lhes proporcionaram olhar singular sobre detalhes e nuances peculiares dos relacionamentos multiculturais. Olavo Bertolini é um aficionado em estudar e compreender o comportamento humano, com uma visão pragmática sobre a jornada do desenvolvimento do indivíduo. Alguns dos seus trabalhos favoritos, que tem se tornado rica fonte de pesquisa e aprimoramento, são as suas mentorias individuais com pessoas dedicadas ao seu desenvolvimento pessoal e empresarial. Ávido leitor e hábil mentor na construção de relacionamentos saudáveis e positivos, nos últimos anos tem se dedicado a escrever textos e artigos instigantes na busca de melhor compreender o ser humano.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *