6 formas de vencer a procrastinação

Apresentamos 6 formas de vencer a procrastinação que podem proporcionar uma vida mais saudável e produtiva. 

Se você quiser ter maior compreensão sobre a procrastinação, acesse esse artigo com diversas informações relacionadas ao assunto: A procrastinação nos tempos do Smartphone

Veja abaixo 6 formas para vencer a procrastinação:

1. Só você pode vencer a procrastinação, mais ninguém

  1. Só você pode vencer a procrastinação, mais ninguém

Quando tomamos consciência que sofremos com a procrastinação, é preciso tomar uma decisão, a de assumir o problema com a seriedade que ele exige. De forma adulta, sem justificar, sem explicar, sem dar desculpas. Só assim você não vai continuar se auto sabotando. Se preciso for, busque ajuda profissional. E muitas vezes o será. Essa decisão também é sua.

2. Procure o desconforto

A chamada zona de conforto é o paraíso da dopamina. É ali que ficamos mentalmente. Viu que ficou “quentinho e gostosinho”, muito relaxado, vai fazer algo que você sabe que precisa fazer que exija esforço, ação, movimentação, construção, conclusão. E faça até o final, com desconforto mesmo. Se não largar, o desconforto vai te fazer terminar.

3. Classifique os estímulos

Se você não souber que tipo de estímulo está deixando entrar em seu cérebro, a chance é que você se tornará refém dele. A recompensa imediata de prazer gerada pelos estímulos de dopamina viciam nosso cérebro e a busca por novos estímulos tende a se tornar automática. Quando vamos nos pôr a fazer algo, temos que, conscientemente, criar o hábito de classificar se aquilo é “alimento” de procrastinação. Se identificarmos isso quando iniciarmos algo, ou até melhor, quando termos a vontade de algo, será muito mais fácil evitá-lo. E a prática aqui é importantíssima, tanto para identificar as fontes da procrastinação, como para ficar expert em interromper o processo já no início.

4. Conte até 5, regressivamente

Sabe uma coisa que nosso cérebro reage bem? COMANDO VERBAL. Identifique um momento de procrastinação, decida o que você vai fazer de importante no lugar e se dê o comando. De preferência em voz alta para seu cérebro escutar a sua voz. Diga com energia: 5, 4, 3, 2, 1, AGORA! Levante e vá fazer até terminar. É você, conscientemente, quem manda o que você quer que seja feito. Nunca faça diferente ao dar esse comando ao seu cérebro. Ele tem que acreditar que você é uma pessoa confiável. Afinal, é você quem manda, não é!?! 

5. Pratique exercícios diariamente

Não importa que tipo de exercício físico você vai praticar exatamente. Isso é de sua preferência. Se você for iniciante pode ser difícil praticar todos os dias, mas de 5 a 10 minutos já é o suficiente no começo. 

O foco aqui é combater a procrastinação. Colocar o seu corpo em movimento todos os dias, mesmo que seja um alongamento. É importante procurar o desconforto como hábito, inserido na rotina diária. Isso vai confirmar ao seu cérebro que você consegue fazer o que é preciso ser feito.

Além disso, a atividade física traz outras recompensas a curto, médio e longo prazos. Já no curto prazo temos a produção de alguns neurotransmissores, entre eles a endorfina e a serotonina por exemplo, que também traz uma sensação de recompensa com o bem-estar e o relaxamento. Também vai contribuir para regular o sono, a digestão, melhorar a pressão sanguínea e todo funcionamento do corpo. Sem falar nos ganhos de flexibilidade, mobilidade, resistência e força. Melhora a autoestima, a autoimagem e a autoconfiança.

É você mudando seu estilo de vida e ensinando seu cérebro que procrastinação não cabe nele.  

6. Tome banho frio

Banho gelado é o que se preconiza para alcançar diversos benefícios, mas o banho frio já faz o efeito desejado para combater a procrastinação. A primeira coisa aqui é: enfrentar a água fria! É ou não é preciso ter muita força de vontade e muita coragem? Não há recompensa imediata aqui. Pelo contrário, há desconforto imediato, e com um grau de sofrimento. Só que você vai tendo a experiência de adaptação, resistência e perseverança, porque seu corpo vai se acostumando, tanto durante um banho como pela criação do hábito de tomar banho frio todos os dias. 

E por que a gente acaba se acostumando? Porque os benefícios são muito maiores que as dificuldades. Ele estimula o sistema nervoso simpático e o aumento de produção de noradrenalina. Isso nos deixa mais disposto, mais alerta, pronto para a ação. Ótimo no combate a procrastinação. Tem um efeito antidepressivo, aumenta o bom humor e o otimismo. Também aumenta o metabolismo, melhora a circulação sanguínea, aumenta a imunidade, alivia dores musculares, entre diversos outros benefícios. Banho frio já! Sem mimimi.    

Você também pode acessar outras 6 maneiras de combater a procrastinação através deste artigo: Saiba 6 maneiras de combater a procrastinação 

Sempre é tempo agora! Se não agora…Quando?

Sobre o Autor

Olavo Bertolini
Olavo Bertolini

Nascido no Brasil, nos idos de 1971, mais especificamente na cidade de Bauru no interior do estado de São Paulo, Olavo Emanuel Bertolini, hoje (janeiro/2024) com 52 anos de idade é pai do menino Giovani de 5 anos, casado com sua esposa Juliana há quase 12 anos. Tem formação em gestão empresarial, segurança do trabalho, estratégia em marketing digital e pós graduação em ERGONOMIA pela Universidade Senac de Ribeirão Preto – SP, dando ênfase ao estudo e desenvolvimento das atribuições psicossociais, cognitivas e comportamentais dos indivíduos, principalmente nas suas relações profissionais e de trabalho. Suas viagens pelo Brasil e pelo exterior lhes trouxeram rica experiência cultural e uma incrível expansão de consciência sobre as diferentes dimensões humanas e suas relações. Suas viagens a outros continentes como Ásia, África e Oriente Médio, lhes proporcionaram olhar singular sobre detalhes e nuances peculiares dos relacionamentos multiculturais. Olavo Bertolini é um aficionado em estudar e compreender o comportamento humano, com uma visão pragmática sobre a jornada do desenvolvimento do indivíduo. Alguns dos seus trabalhos favoritos, que tem se tornado rica fonte de pesquisa e aprimoramento, são as suas mentorias individuais com pessoas dedicadas ao seu desenvolvimento pessoal e empresarial. Ávido leitor e hábil mentor na construção de relacionamentos saudáveis e positivos, nos últimos anos tem se dedicado a escrever textos e artigos instigantes na busca de melhor compreender o ser humano.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *